Erros contábeis são comuns e podem acontecer por falta de conhecimento.
A fim de evitá-los, o empresário deve conhecer todas as áreas do seu negócio, por mais burocrático e cansativo que venha a ser.
Vale ressaltar que a contabilidade está presente em um todo e influencia diretamente na saúde econômica da empresa.
Deste modo, separamos os principais erros contábeis para que você saiba identificá-los em seu empreendimento.
-
Não emitir Notas Fiscais
A não emissão de notas fiscais gera irregularidade à empresa.
Não documentar as vendas de produtos e serviços, é dificultar o trabalho da gestão financeira, resultando em cálculos incorretos e cadastros de clientes defasados.
Além disso, o Fisco acaba não obtendo as informações básicas para tributar as devidas operações, resultando em grandes problemas ao negócio.
Logo, emita NF.
-
Não ter um bom contador para auxílio
O papel do contador na rotina de uma empresa é crucial.
akun pro thailand
akun pro kamboja
slot gacor 2023
slot gacor 4d
situs slot terpercaya
Desta forma, não solicite o seu auxílio apenas em época de declarar o Imposto de Renda, mas também para evitar erros contábeis na rotina empresarial.
Este profissional é responsável por indicar as soluções mais assertivas para melhorar a performance financeira da empresa. Tenha-o como o seu braço direito.
-
Não atualizar lançamentos e conciliações
Por conta da falta de planejamento ou de tempo, o empreendedor acaba passando um longo período sem realizar esta atividade.
Entretanto, sem os relatórios e demonstrativos financeiros atualizados, é difícil tomar boas decisões.
Mantenha as devidas informações sempre revisadas para evitar prejuízos financeiros à empresa.
-
Não realizar um planejamento tributário
É de suma importância realizar um planejamento tributário adequado.
Por meio deste, o empreendedor reduz custos, diminui processos burocráticos e paga os seus tributos de forma correta – nada além do devido.
-
Erros de cálculo
Falhas fazem parte da rotina de quem deseja empreender e crescer no mercado. Em todas as situações, é preciso analisar o que aconteceu e encontrar a origem de cada equívoco.
Por isso, fique atento para não cometer erros de cálculo, por exemplo, no fluxo de caixa ou no livro contábil, mesmo quando utilizar uma ferramenta de automação. Delegue esta tarefa para uma pessoa responsável e competente.
-
Misturar finanças pessoais com empresariais
Misturar orçamentos pessoais e empresariais impossibilita o acompanhamento do histórico financeiro, gerando grandes confusões.
Tenha contas distintas, defina o seu salário, não faça retiradas frequentes do caixa e sempre anote os gastos.
-
Não documentar e analisar resultados corretamente
Produza relatórios exclusivos para cada setor do seu negócio, inclusive sobre os tributos pagos e as notas fiscais emitidas, por exemplo.
A partir disso, você consegue ampliar o seu campo de visão sobre o presente e o futuro da empresa, sendo mais eficaz em sua rotina.
-
Realizar tarefas manualmente
Um erro de contabilidade comum está na realização de tarefas manuais.
Atualmente, é possível introduzir a tecnologia em diversos setores de um negócio, com emissor de notas fiscais e softwares desenvolvidos.
Converse com seu contador e, juntos, se atualizem para melhorar os processos da empresa, evitando erros contábeis que, no final, resultam em grandes prejuízos.
Fonte: Jornal Contábil.