Especialista conta sobre os desafios de liderar equipes de trabalho ร distรขncia e orienta sobre ferramentas para facilitar o trabalho.
O home office chegou para ficar. Apesar de nรฃo ser uma novidade completa, jรก que muitos profissionais jรก trabalhavam dessa forma (entre eles vendedores externos, consultores e tรฉcnicos de campo), a modalidade passarรก a ser definitiva para 73,8% das multinacionais instaladas no Brasil.
O dado foi levantado pela consultoria Cushman e Wakefield, que entrevistou lรญderes dessas empresas. Agora, as dรบvidas mais recorrentes sรฃo como administrar este trabalho externo e controlar a carga horรกria de cada colaborador para assegurar um processo seguro e livre de riscos trabalhistas por reivindicaรงรตes de horas extras e demais adicionais de salรกrio. No entanto, a resposta para todas elas รฉ uma sรณ: tecnologia.
A verdade รฉ que a situaรงรฃo, apesar de instalada, era tratada com certo improviso. O funcionรกrio poderia simular que cumpria os seus horรกrios e a empresa nรฃo contava com meios eficientes para atestar que tal carga horรกria era real, uma vez que geralmente era mal documentada. Ou ao contrรกrio: o colaborador ultrapassava os horรกrios combinados, no intuito de melhorar sua produtividade, o que tambรฉm poderia acarretar problemas legais para a empresa.
Algumas ferramentas, no entanto, surgiram para tentar controlar esse cenรกrio, mas apesar disso eram dotadas de muitas brechas e implicavam em deficiรชncias operacionais, permitindo fraudes cada vez mais criativas.
O surgimento do coronavรญrus, na verdade, antecipou a concretizaรงรฃo do trabalho remoto, uma tendรชncia que vinha se fortalecendo no Brasil, mas que ainda contava com alguma resistรชncia.
Assim, como um รบnico recurso possรญvel no cenรกrio da pandemia, grande parte dos colaboradores foram liberados para trabalhar em sistema home office, portanto a necessidade de controle sobre as suas cargas horรกrias se tornou mais premente. E as empresas saรญram em busca do que o mercado possuรญa para atender a essa necessidade imediata.
Alรฉm dos colaboradores recรฉm-estabelecidos no home office, hรก tambรฉm os inรบmeros colaboradores rurais, que marcam o ponto quando chegam na empresa e saem para trabalhar nas lavouras de cana, de laranja, de grรฃos, entre outras.
Essas pessoas tรชm registradas as entradas e saรญdas, mas em muitos casos nรฃo marcam os intervalos de descanso e refeiรงรฃo. Pronto: mais uma brecha aberta para reclamaรงรตes trabalhistas.
Para problemas desse porte, existem muitas alternativas, mas poucas conseguiram efetividade real na gestรฃo de equipes e garantias legais contra as aรงรตes trabalhistas. Como jรก mencionado, a palavra de ordem รฉ a tecnologia, que deve ser acessรญvel a todos, de fรกcil manuseio e compreensรฃo.
Nesse sentido, a melhor delas talvez seja o aparelho celular (smartphone). A qualidade e os recursos desses equipamentos sรฃo cada vez maiores e o investimento envolvido รฉ bastante pequeno, considerando os benefรญcios possรญveis quando bem utilizados. Outra vantagem รฉ que hoje praticamente todos possuem um aparelho celular para o seu uso, ร s vezes atรฉ mais que um.
Todos esses fatores tornam este um equipamento adequado, com o qual os colaboradores jรก possuem bom domรญnio operacional e nรฃo precisam de treinamentos especรญficos. O mundo com a Internet, com a telefonia mรณvel e com o advento dos aplicativos abriu um campo imenso para soluรงรตes que atendem ร grande necessidade de mobilidade das pessoas e de suas funรงรตes profissionais.
Mas como entรฃo garantir que as operaรงรตes de registro de ponto e/ou atividades sรฃo feitas pela pessoa contratada? A tecnologia de reconhecimento facial รฉ um respiro nesse sentido, justamente porque permite essa comprovaรงรฃo. E para dotรก-la de recursos que acompanhem o tempo โ afinal, um rosto envelhece, alรฉm de ocorrerem mudanรงas estรฉticas, como crescimento ou retirada de barba e bigode, cortes de cabelo, penteados diferentes, uso de รณculos ou lentes etc.
Para isso, a Inteligรชncia Artificial (IA) รฉ uma ferramenta fundamental, que permite ao sistema โaprenderโ com o tempo a reconhecer sempre a mesma pessoa.
Junta-se a esses sistemas dotados de IA recursos antifraude, como sistemas de โlivennessโ, de detecรงรฃo de hora fake, de GPS fake, as ferramentas de MDM (Mobile Device Management), entre outros para aumentar a seguranรงa da empresa e tambรฉm dos colaboradores.
Alรฉm da praticidade que oferece, os sistemas de reconhecimento facial atendem ร legislaรงรฃo. A Portaria 373 do Ministรฉrio do Trabalho e Emprego (MTE) trata exatamente dos sistemas alternativos de marcaรงรฃo de ponto, oferecendo todo o amparo legal a essas soluรงรตes de mercado.
Pois รฉ! Mais um desafio vencido. Foco agora na prevenรงรฃo contra o coronavรญrus e cuidem-se. Gerir equipes a distรขncia jรก tem soluรงรฃo disponรญvel.
Fonte: Contรกbeis